Conheça aqui no blog de Conservatória: a Serenata, a Poesia, os versos que fascinam a todos com a magia de Menestréis, Violeiros, Cantores e Seresteiros! Clique nos links das janelas abaixo e veja os eventos, as festividades, a hotelaria, a gastronomia, o comércio da "Terra da Seresta"! Veja como adquirir CDs com músicas da serenata! Aprecie as imagens de turistas com seus depoimentos, o clima da região, as atrações turísticas, e tudo mais que Conservatória lhe oferece!

Serenata-de-Conservatória

Serenata-de-Conservatória
http://www.serenata-de-conservatoria.blogspot.com

Postagens Mais Antigas!

Postagens Mais Antigas!

Serenata

Assista aos Vídeos de Serenata ao final desse texto!

Esse vilarejo surgiu em consequência de terras cedidas pelo então Vice-rei Dom Luiz Felipe aos índios da tribo Araris, que se estabeleceram na localidade, fugidos que vieram da região de Campos, no atual Estado do Rio de Janeiro, prisioneiros que eram dos temíveis Goytacazes, também índios e habilidosos guerreiros.  Então, aqui chegando, os Araris passaram a ser perseguidos e massacrados por colonizadores, que cobiçavam as terras agora por eles ocupadas. Daí as autoridades portuguesas da época criaram uma espécie de Cartório de Registros, com a finalidade de se fazer um recenseamento dos Araris ainda sobreviventes. Esse tipo de "cartório", até hoje, em Portugal, tem o nome de "Conservatória". É onde se registram títulos e documentos. Dessa forma foi se originando um pequeno povoado, que era conhecido como "Conservatória dos Índios". Era próximo ao rio, que ainda hoje atravessa Conservatória, ao qual deu-se o nome de Rio Bonito. Então a região ficou conhecida como "Conservatória dos Índios do Rio Bonito". No aldeamento fundou-se uma igreja católica, em reverência a Santo Antônio, padroeiro desse povoado. A região passou a ser conhecida como "Conservatória dos Índios da Matriz de Santo Antônio do Rio Bonito". Com o passar dos anos, tal nome foi sendo encurtado, e agora é conhecido apenas por "Conservatória"!

 "Conservatória, que corresponde ao 6º distrito de Valença, teve sua origem como Santo Antônio do Rio Bonito. Entretanto, é na denominação..." (Para continuar com a leitura,  acesse o link:  


> http://www.revistamuseu.com.br/naestrada/naestrada.asp?id=5373

A história conta que, no período de 1860 a 1880, com o desenvolvimento de Conservatória, devido às grandes lavouras de..." (Para continuar com a leitura do texto e para saber a história dos dois maiores representantes da Serenata contemporânea de Conservatória - José Borges de Freitas Netto  e seu irmão Joubert Cortines de Freitas - acesse o link)


____________________________________

- Vídeo de autoria de Noemi Luz.  Postado aqui no blog em 10/10/2013.
Este material retrata, em síntese, toda a história de Conservatória, de suas Serestas e Serenatas... 





Início


Veja nesta seção, algumas postagens de vídeos, de variadas datas, colhidos no Youtube. Aos produtores dessas imagens, a gratidão deste blog e de toda comunidade seresteira! Assistam agora, em vídeos abaixo,  à famosa
 "Serenata de Conservatória"!


O evento mais importante de Conservatória, a "Serenata", há mais de cento e trinta anos acontece na pequena vila, que é o sexto Distrito do município de Valença! Sabe-se que ainda na época do Império já eram realizados saraus, promovidos pelos "barões do café", abastados fazendeiros, que cultivavam e comercializavam o precioso grão, plantado e colhido por escravos. Talvez assim tenha tido início a tradição musical de Conservatória, que até hoje perdura.